Navegando neste Tópico:   1 usuários anônimos

Final   Tópico anterior   Próximo tópico  Novo tópico

(1) 2 »

apresentação,tearing e kernel
Usuário
Cadastrado em:
3/1/2015 21:14
De curitiba
Grupo:
Usuário
Nível : 6; EXP : 75
HP : 0 / 143
MP : 20 / 1209
Saudações a todos ! Acompanho o Fórum desde que instalei PCLinuxOS tempos atrás , mas é a primeira vez que escrevo . E, mesmo sem uma apresentação formal , já venho pedindo ajuda (vergonhoso , não ?).Mas talvez outros estejam com o mesmo problema e a solução sirva pra todos .Desde o início de 2014 tinha instalada a versão KDE Mini no PC , atualizada dia-a-dia ,exceto o Kernel que eu nem mexia .Mas , mais pro fim do ano , percebi que esse estava meio defasado , pois já havia disponíveis o 3.16 , o 3.17 e o 3.18 . Claro que instalei o 3.18 (manter atualizado por segurança , etc.) , e claro que travou . Pra resumir um pouco , fiz tanta confusão que precisei instalar outra distro pra baixar uma nova iso e gravar um novo cd do PCLinuxOS.E até aí tudo bem . Mas agora com as opções novas de Kernel :com 3.16 funciona bem , mas qualquer imagem , seja de DVD , seja do youtube ou baixado da web rasga tanto (o tal tearing), tantos 'cortinhos' que fica quase impossível de assistir ;e , tanto com o 3.17 quanto com o 3.18 é pior , pois além de travar o PC constantemente ,a imagem fica tão pior que no player (tanto faz ser o VLC ou o Kplayer ou Mplayer ...)aparece uma faixa preta ,como um rasgado gigante , sobre a tela . Fiz um teste usando outras distros e só acontece com a 'nossa'.Se alguém souber o que está acontecendo e puder ajudar eu agradeceria muito , pois é o sistema mais legal que eu conheço e não estou podendo usar. E já ia esquecendo , pois pode ser importante : o processador 2xPentium Dual-Core CPU E5700@3.00GHz , vel.máx.do proc. 3003 ;ST500DM002-1BD142 465,8 GiB SATA;3,9 GiB de RAM

Enviado em: 6/2/2015 2:42

Editado por AgentSmith em 10-02-2015 08:57:16

Re: apresentação,tearing e kernel
Administração
Cadastrado em:
14/3/2011 8:53
Grupo:
Administrador
Nível : 35; EXP : 97
HP : 174 / 874
MP : 621 / 17073
Olá Rodrigo,

Bem vindo.

Bom, Kernel a gente não mexe. Se funcionou, deixa como está.
Já vi casos de coisas que funcionavam com kernel mais antigo, e, graças a regressões, deixam de funcionar em kernels mais recentes.
Estou com kernel 3.12 em diversas máquinas e não mexo neles(até porquê um kernel mais antigo ainda é compatível com placas Nvidia mais velhas). Time que está ganhando, não se mexe.

Mas... Faltou o mais importante, qual a sua placa de vídeo ?

Sem isso, fica problemático de tecer qualquer comentário.

Novamente, bem vindo ao fórum e conte conosco.

Sds

Enviado em: 6/2/2015 9:48

"Deveis ser a mudança que quereis ver no mundo" Ghandi

Usuário
Cadastrado em:
De curitiba
Grupo:
Usuário
Muito obrigado ! Eu não citei a placa de vídeo porque não tem nenhuma `extra', só a integrada a placa-mãe . Mas eu fui no Kinfocenter (sim,estou usando o KDE) e achei mais uma informação que pode ser útil :INTEL OPEN SOURCE TECHNOLOGY CENTER MESA DRI INTEL(R) G41 X86/MMX/SSE2 2,1 MESA 10.3.2 Eu não sei a quantidade de memória usada pra ela.Perceba que meu conhecimento é tão grande que eu nem sei direito onde procurar as informações do meu próprio computador e , se achei , nem sei se respondi o que precisava.:)

Enviado em: 6/2/2015 15:19

Usuário
Cadastrado em:
De curitiba
Grupo:
Usuário
Ainda em tempo:depois que isso aconteceu na nova instalação do novo KDE Mini ,eu baixei e instalei as versões nacionais do KDE e do MATE e as internacionais do MATE e do KDE Full , e em todas ocorreu a mesma coisa . Abçs.

Enviado em: 6/2/2015 16:28

Administração
Cadastrado em:
Grupo:
Administrador
Seu vídeo é o GMA 4500, o padrão dos Core2duo.

É melhor do que o dos Atoms da Power VR, mas, não jogaria Skyrim nele

Bom, tem dica:

Edite com o seu editor favorito (como root) o arquivo /etc/profile

Na última linha, adicione: export __GL_YIELD="USLEEP"

Salvar e rebootar.

Ok ?

Faz e depois nos diz.

Sds

Enviado em: 6/2/2015 23:34

Usuário
Cadastrado em:
De curitiba
Grupo:
Usuário
Assim que li sua dica a executei imediatamente .E ao fazer o reboot lembrei que estava usando outro sistema .Mas acabou sendo ótimo porque me deu a oportunidade de fazer uma nova instalação do nosso PCLinuxOS (KDE Mini).E foi um teste de fogo , pois ele já começou com o kernel 3.18.1 atualizando pro 3.18.3 .Instalados Firefox , VLC ,KDE ,task-kde4-minimal,task-multimedia e kate , fui testar : não travou nenhuma vez , a imagem no VLC está perfeita,nenhum sinal do problema que eu tinha relatado;em compensação no youtube qualquer imagem que mexa um pouquinho se fatia inteira (pode imaginar em qualquer tearing test o que ocorreu).E só depois de testar assim que eu segui a sua dica (desta vez na distro certa),mas ,após o reboot (conferi se havia feito certo) não percebi nenhuma diferença .Será que ainda falta instalar algo ou será outra coisa ?

Enviado em: 7/2/2015 4:43

Administração
Cadastrado em:
Grupo:
Administrador
Acho que não, mas, note bem minhas palavras: Se funciona bem com tudo, menos com o Flash (You Tube e afins), o problema é o Flash player.
O que ocorre é que o Linux pega apenas o lixo do Flash, não atualizações recentes.

Dica: Se quiser ver you tube, instale o SMTube ou instale um browser compatível com o Google Chrome, que é o único que já vem com o Flash player mais recente embutido (estou usando o Slimjet e bem satisfeito com ele).

Ok ?

Faça as mudanças aí e depois nos conte.

Sds

Enviado em: 7/2/2015 11:22

Usuário
Cadastrado em:
De curitiba
Grupo:
Usuário
Dito e feito:instalei tanto o SMTube quanto o Slimjet e em ambos a imagem ficou perfeita.O último problema era o Flash no Firefox mesmo,então.Mas,por favor,só pra tirar uma cisma minha:na dica anterior era pra adicionar na última linha do /etc/profile - export__GL_YIELD="USLEEP";a última linha era - unset i ; era pra adicionar ao lado ou abaixo dela? Eu sei que é uma pergunta ridícula (eu tentei as duas opções e não percebi diferença) mas se eu não souber qual era a dica correta não vou ser feliz :) Ah, mais uma : eu lembro de ter visto , e não consigo mais achar , como trocar a tela de boot da versão internacional pela brasileira ; é possível ou "estou vendo coisas"?

Enviado em: 7/2/2015 17:28

Usuário
Cadastrado em:
6/11/2012 22:28
Grupo:
Usuário
Nível : 11; EXP : 5
HP : 0 / 251
MP : 48 / 3696
Fala Rodrigo! Seja bem vindo à comunidade! Vou dar um pitaco que funcionou bem comigo em relação ao youtube. Aque, sempre que eu tentava assistir algum vídeo, ele sempre travava ou ficava insuportavelmente lento. Até que eu achei esta seção do próprio youtube, que estranhamente fica meio escondida:

https://www.youtube.com/html5?gl=BR&hl=pt

Alí você tem a opção de ativar o Player HTML5 nos vídeos que tiverem esta opção (que felizmente são a maioria) ao invés do Flash Player. Os vídeos rodam bem melhor assim por aqui e não travam. Curiosamente, outros sites que usam flash, como o Dailymotion e até o Youku (que é tipo um youtube chinês) não apresentam problemas de travamento por aqui Só o youtube tem essa palhaçada.

quanto a tela de boot BR dá pra colocar sim. A dica está aqui:

http://www.pclinuxosbrasil.com.br/mod ... 0&mode=0&type=0&order=ASC

Um abraço.

Enviado em: 8/2/2015 11:34

Administração
Cadastrado em:
Grupo:
Administrador
Citando:

rodrigo virmond lima escreveu:
Dito e feito:instalei tanto o SMTube quanto o Slimjet e em ambos a imagem ficou perfeita.O último problema era o Flash no Firefox mesmo,então.Mas,por favor,só pra tirar uma cisma minha:na dica anterior era pra adicionar na última linha do /etc/profile - export__GL_YIELD="USLEEP";a última linha era - unset i ; era pra adicionar ao lado ou abaixo dela? Eu sei que é uma pergunta ridícula (eu tentei as duas opções e não percebi diferença) mas se eu não souber qual era a dica correta não vou ser feliz :)

Abaixo da última linha, não ao lado, já que o PCLOS executa cada linha, ao lado, ele não vai executar.

Ok ?

Faça isso, abaixo da última linha, salve o arquivo e depois nos diga as diferenças que sentiu.

Boa sorte,

Sds,

Enviado em: 8/2/2015 12:19

Usuário
Cadastrado em:
De curitiba
Grupo:
Usuário
Graças a mahjunia e AgentSmith,já estou de boot BR novo !:D E,atualizando nossa situação:-1.com o Slimjet nem precisa ativar o Player HTML5 porque tudo está funcionando bem;já com o Firefox,nem assim -2.vou copiar aqui as partes finais de dois documentos só pra que vocês confiram se a idéia era essa,por favor(vocês vão reconhecer o que são): Document(0x96ab210) QModelIndex(0,0,0x987d1f8,KateFileTreeProxyModel(0x9850c40) )
kate(7471)/kate-filetree KateFileTreePluginView::viewChanged: display= "profile"
kate(7471)/kate-filetree KateFileTreeModel::documentActivated: BEGIN!
kate(7471)/kate-filetree KateFileTreeModel::documentActivated: adding viewHistory ProxyItem(0x9847d30,0x9a96f60,0,KateDocument(0x96ab210) , "/etc/profile" )
kate(7471)/kate-filetree KateFileTreeModel::updateBackgrounds: BEGIN!
kate(7471)/kate-filetree KateFileTreeModel::updateBackgrounds: m_editHistory contains 0 elements
kate(7471)/kate-filetree KateFileTreeModel::updateBackgrounds: END!
kate(7471)/kate-filetree KateFileTreeModel::documentActivated: END!
kate(7471)/kate-filetree KateFileTreePluginView::viewChanged: END!
QInotifyFileSystemWatcherEngine::addPaths: inotify_add_watch failed: Arquivo ou diretório não encontrado
QFileSystemWatcher: failed to add paths: /root/.kde4/share/config/activitymanager-pluginsrc
kactivitymanagerd(7490)/nepomuk (library): Could not find virtuoso to connect to. Aborting
QDBusConnection: name 'org.kde.kglobalaccel' had owner '' but we thought it was ':1.10'
kate(7471)/kate-filetree KateFileTreePluginSettings::save: save config!
[root@localhost ~]#
E O OUTRO :# some old programs still use it (eg: "man"), and it is also
# required for level1 compliance for LI18NUX2000
NLSPATH=/usr/share/locale/%l/%N

export PATH PS1 USER LOGNAME MAIL HOSTNAME INPUTRC NLSPATH
export HISTCONTROL HISTSIZE

for i in /etc/profile.d/*.sh ; do
if [ -r $i ]; then
. $i
fi
done

unset i
export __GL_YIELD="USLEEP" Fiz certo ?

Enviado em: 8/2/2015 13:36

Administração
Cadastrado em:
Grupo:
Administrador
Ops...

Falha minha.

Coloca na seção exports

Ex.:

# some old programs still use it (eg: "man"), and it is also

export __GL_YIELD="USLEEP"

Ok ?

Faz aí de novo e nos diz qual foi a diferença.

Sds

Enviado em: 8/2/2015 13:54

Usuário
Cadastrado em:
De curitiba
Grupo:
Usuário
Mudei tudo ! Como fui mudando e desmudando , já não tinha mais certeza de como era nem do que ...Fiz o seguinte:instalei PCLinuxOS BR KDE 2014.Mas,ao contrário de antes,passou a rasgar a imagem também no VLC.Daí segui a dica anterior,mas não mudou.O que eu fiz: # some old programs still use it (eg: "man"), and it is also

export __GL_YIELD="USLEEP"

for i in /etc/profile.d/*.sh ; do
if [ -r $i ]; then
. $i
fi
done

unset i E depois :Password:
[root@localhost ~]# kwrite /etc/profile
Connecting to deprecated signal QDBusConnectionInterface::serviceOwnerChanged(QString,QString,QString)
kbuildsycoca4 running...
kbuildsycoca4(3596) KBuildSycoca::checkTimestamps: checking file timestamps
kbuildsycoca4(3596) KBuildSycoca::checkTimestamps: timestamps check ok
kbuildsycoca4(3596) kdemain: Emitting notifyDatabaseChanged ()
QSqlDatabase: QSQLITE driver not loaded
QSqlDatabase: available drivers: QSQLITE3 QMYSQL3 QMYSQL
QSqlQuery::exec: database not open
QInotifyFileSystemWatcherEngine::addPaths: inotify_add_watch failed: Arquivo ou diretório não encontrado
QFileSystemWatcher: failed to add paths: /root/.kde4/share/config/activitymanager-pluginsrc
kactivitymanagerd(3604)/nepomuk (library): Could not find virtuoso to connect to. Aborting

Fiz uma bobagem nova?

Enviado em: 8/2/2015 21:34

Administração
Cadastrado em:
Grupo:
Administrador
Hummmm...

Bom, vamos por partes.

1º Não está conseguindo logar ? Ou abrir Kate como root ?
O KDE tem dessas. Sugiro abrir um terminal, dar su, virar root e depois chamar o programa.

Ok ?

Não dar kdesu direto. Às vezes não funciona.

Sds

Enviado em: 8/2/2015 22:27

Usuário
Cadastrado em:
De curitiba
Grupo:
Usuário
Perdão.Demorei a responder porque nesse meio tempo fiz algumas coisas diferentes.Havia um erro na instalação e nem o Synaptic funcionava (quem instala sistema durante tempestade ?).Então,depois da tempestade,instalei novamente o KDE Mini e funcionou perfeitamente,sem precisar alterar nada;deixo ele como uma carta na manga.Voltei a instalar a versão BR pra ajudar a fazer quaisquer ajustes que precise.Se achar que meu feedback é útil,vamos lá ;se achar que atrapalho , me conte ;) Vamos lá:ao atualizar mudei o espelho (a tempestade caiu na UFPr também e ele estava muito mais lento,o bombril deve ter caído da antena)já instalei kernel 3.18.3 pois na outra funciona bem e a imagem é melhor;mais Kate,o task multimídia e o Slimjet.A imagem rasga no Firefox como na outra versão,mas nessa rasga também no VLC e no Slimjet.Segui sua dica acima,mas só consegui acesso root usando o Konsole-Root.O resultado foi quase igual ao anterior(da outra vez não consegui nem instalar a Kate , tadinha). Aqui está a parte final que eu copiei : ate(6500)/kate-filetree KateFileTreePluginView::viewChanged: display= "profile"
kate(6500)/kate-filetree KateFileTreeModel::documentActivated: BEGIN!
kate(6500)/kate-filetree KateFileTreeModel::documentActivated: adding viewHistory ProxyItem(0xa1baa28,0xa3ef738,0,KateDocument(0xa119cd0) , "/etc/profile" )
kate(6500)/kate-filetree KateFileTreeModel::updateBackgrounds: BEGIN!
kate(6500)/kate-filetree KateFileTreeModel::updateBackgrounds: m_editHistory contains 0 elements
kate(6500)/kate-filetree KateFileTreeModel::updateBackgrounds: END!
kate(6500)/kate-filetree KateFileTreeModel::documentActivated: END!
kate(6500)/kate-filetree KateFileTreePluginView::viewChanged: END!
kactivitymanagerd(6529)/nepomuk (library): Could not find virtuoso to connect to. Aborting

Enviado em: 9/2/2015 8:04

Administração
Cadastrado em:
Grupo:
Administrador
Se está dando problemas com um kernel mais recente, experimente usar com o kernel antigo.
Não faça o upgrade, ou, deixe os dois kernels instalados e faça bastantes testes com cada um deles para tirar conclusões.

Ok ?

Boa sorte aí,

Sds

Enviado em: 9/2/2015 11:24

Usuário
Cadastrado em:
De curitiba
Grupo:
Usuário
Dito e feito,hoje li a notícia que houve falta de energia na cidade ontem,por isso as falhas nas instalações.Testei hoje e a velocidade da UFPr também voltou ao normal.Usando o Konsole ativei o Slimjet como root normalmente,e pra sua dica anterior ,do "/etc/profile",parece que a mudança já foi instalada,pois sempre que abro o arquivo ela já está lá.Mantive só o kernel 3.16.7 como você sugeriu;tudo funciona bem ,exceto o tearing nas imagens (no VLC,no Firefox,no Slimjet e no Chrome também);e o BleachBit Root deixou de abrir.Alguma dica nova pra melhorar? Abçs

Enviado em: 9/2/2015 15:38

Administração
Cadastrado em:
Grupo:
Administrador
Muito bem, vamos por partes.

Se a atualização do KDE já traz aquela configuração, teremos que mexer em outras partes.

Faça o seguinte:

Ir em configurações do KDE, efeitos de desktop e mudar:
Tipo de composição para OpenGL 3.1.
QT sistema gráfico: Raster.
Método de escala: Accurate
Suspender efeitos Desktop para Windows fullscreen verificados
Prevenção Tearing: reusar conteúdo da tela.

Em VLC> Ferramentas> Preferências> Vídeo> Módulo de saída. Selecione "saída de vídeo X11 (XCB)"
Expandir "módulos de saída", clique XVideo, certifique-se de ambas as caixas têm um valor 0.

Desmarcar "Habilitar saída de vídeo com aceleração".

Faça tudo isso, salve, reboote e depois teste e nos diga se resolveu.

Ok ?

Boa sorte!

Enviado em: 9/2/2015 21:54

Usuário
Cadastrado em:
De curitiba
Grupo:
Usuário
SSSSIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIMMMMMMMMMMMMMMM !!!!!!!!!!! Tudo perfeito,rápido e funcionando bem !Até a imagem do Firefox consertou.Só precisei fazer uma coisinha diferente das tuas instruções:na "Prevenção Tearing (no meu é "de deslizamento"),com -reusar conteúdo da tela- a imagem passa a se formar aos poucos,em quadradinhos como um quebra-cabeça ; nesse ítem mudei pra -atualizações totais da cena- e então funcionou certinho.Feito isso,testei o VLC e já estava bom,mas segui tuas instruções (nos módulos de saída não achei `ambas as caixas',só achei uma) e ficou ainda melhor ! TUDO RESOLVIDO ! Sabia que ia dar certo ,nunca que a edição gringa ia nos deixar pra trás ;) Muito obrigado ! Abraços

Enviado em: 10/2/2015 2:46

Editado por AgentSmith em 10-02-2015 08:57:50

Usuário
Cadastrado em:
De curitiba
Grupo:
Usuário
Saudações a todos ! Mesmo com o status de "resolvido" precisei voltar a esse tópico para pedir novamente sua ajuda. Meu PC não é dos mais modernos (a descrição dele está nas postagens anteriores) e, com a atualização do ambiente MATE ,resolvi instalá-lo porque usa muito menos memória e é mais rápido que o KDE . E ,sim ,realmente funciona muito melhor para mim . Contudo , existe o óbvio : a solução do `tearing' que serve para o KDE não serve para o MATE . Então agora eu pergunto : como posso resolver esse problema permanecendo com o ambiente MATE ? Conto com sua paciência e sua ajuda . Abraços

Enviado em: 19/3/2015 1:12

Topo   Tópico anterior   Próximo tópico
(1) 2 »

Novo tópico

Você pode exibir os tópicos.
Você pode iniciar um novo tópico.