Navegando neste Tópico:   1 usuários anônimos

Final   Tópico anterior   Próximo tópico  Novo tópico

tearing no ambiente MATE
Usuário
Cadastrado em:
3/1/2015 21:14
De curitiba
Grupo:
Usuário
Nível : 6; EXP : 69
HP : 0 / 142
MP : 20 / 1064
Saudações ! Volto aqui no Fórum pra pedir sua ajuda na resolução de um problema que me persegue . Os rasgos na imagem (video tearing). No ambiente KDE a solução já foi encontrada , mas a mesma não se aplica no ambiente MATE .E é isso que eu estou pedindo :como solucionar o problema de "video tearing" no ambiente MATE (sem voltar ao ambiente KDE). Abraços

Enviado em: 20/3/2015 12:37

Re: tearing no ambiente MATE
Administração
Cadastrado em:
14/3/2011 8:53
Grupo:
Administrador
Nível : 35; EXP : 78
HP : 173 / 869
MP : 612 / 16188
Tenta colocar essas duas linhas no arquivo environment, em /etc

Citando:
CLUTTER_PAINT=disable-clipped-redraws:disable-culling
CLUTTER_VBLANK=True

Ok ?

Tenta fazer isso e depois nos diz o resultado.

Ahh, e as dicas para o VLC, no KDE, continuam valendo.

Boa sorte,

Sds,

Enviado em: 21/3/2015 21:27

"Deveis ser a mudança que quereis ver no mundo" Ghandi

Usuário
Cadastrado em:
De curitiba
Grupo:
Usuário
#
# This file is parsed by pam_env module
#
# Syntax: simple "KEY=VAL" pairs on separate lines
#
# CLUTTER_PAINT=disable-clipped-redraws:disable-culling
# CLUTTER_VBLANK=True

Enviado em: 22/3/2015 20:34

Usuário
Cadastrado em:
De curitiba
Grupo:
Usuário
Desculpe responder em dois espaços , mas depois que colei o texto acima eu não consegui editá-lo . Bem , coloquei as duas linhas a mais no arquivo,ajustei o VLC , mas o "tearing" continua.Fiz errado ou faltou fazer algo? A propósito , estou usando o kernel 3.15.9 , o que não trava . :)

Enviado em: 22/3/2015 20:45

Administração
Cadastrado em:
Grupo:
Administrador
Citando:

rodrigo virmond lima escreveu:
Desculpe responder em dois espaços , mas depois que colei o texto acima eu não consegui editá-lo . Bem , coloquei as duas linhas a mais no arquivo,ajustei o VLC , mas o "tearing" continua.Fiz errado ou faltou fazer algo? A propósito , estou usando o kernel 3.15.9 , o que não trava . :)

As dicas do VLC seguem as mesmas: desabilitar a aceleração por hardware.

O problema no seu arquivo são as cancelas, os quadradinhos (#)

Começando por uma cancela, tudo que vem depois dela é ignorado.

Assim, ter colocado as duas linhas no seu arquivo não deu efeito nenhum...

Ok ?

Tente re-editar o arquivo, como root, já que está no /etc, reboote e experimente ver o que acontece.

Sds,

Enviado em: 23/3/2015 0:56

Usuário
Cadastrado em:
De curitiba
Grupo:
Usuário
Continua rasgando.Tirei os # ,ficou assim:
This file is parsed by pam_env module

Syntax: simple "KEY=VAL" pairs on separate lines

CLUTTER_VBLANK=True

Enviado em: 23/3/2015 3:04

Administração
Cadastrado em:
Grupo:
Administrador
Citando:

rodrigo virmond lima escreveu:
Continua rasgando.Tirei os # ,ficou assim:
This file is parsed by pam_env module

Syntax: simple "KEY=VAL" pairs on separate lines

CLUTTER_VBLANK=True

Rodrigo,

Era para retirar os "#" apenas das linhas em que se mudava algo no arquivo. As outras, que vem antes, são apenas comentários.

Assim, deverá ficar:

#
#
#
CLUTTER_VBLANK=True

Ok ?

Outra coisa: Se puder entrar na BIOS setup e aumentar a memória de vídeo da sua placa Onboard, poderá ajudar bastante.

Alguns notebooks, com menos de 64MB de ram de vídeo sofrem com alguns problemas, seja vídeo engasgado ou problemas de artefatos e sujeira na tela.

Experimente aumentar a memória de vídeo, ao rebootar o note, aperte e segure DEL e tente entrar no setup e alterar o tamanho da memória compartilhada.

Alguns notebooks não permitem que se altere a memória de vídeo, outros permitem.

E, tente outro tocador de vídeo, para verificar se a performance melhora. Temos Umplayer, SMPlayer, Mate-Mplayer, etc...

Ok ?

Boa sorte aí!

Sds

Enviado em: 23/3/2015 16:39

Usuário
Cadastrado em:
De curitiba
Grupo:
Usuário
#
#
#
CLUTTER_VBLANK=True Desculpe a demora pra responder . Eu estava tendo o problema dos travamentos constantes também , então tinha de usar outros sistemas que funcionavam . Quando foi lançada a nova versão nacional com MATE , baixei , gravei e instalei na mesma hora : após a instalação (tudo perfeito ) travou antes de aparecer todos os ícones na tela . E travando e reinicializando várias vezes , desisti . Mas hoje tentei de novo e deu certo ! Só travou algumas vezes até agora , mas esse tópico é sobre tearing : com o MATE MPlayer , que já veio instalado , a imagem não rasga - fica perfeita ! Claro que pra tirar a dúvida instalei o VLC e com ele o problema continua , assim como com os vídeos da internet . Mas isso já não importa tanto .E coloquei o que eu fiz lá no início ,só pra conferir . Ah , a propósito , meu PC é um desktop , não notebook ( a configuração está ali na minha apresentação ); mas eu procurei e não achei a maneira de ajustar a BIOS ,se é que nessa minha é possível . Abraços

Enviado em: 8/4/2015 7:10

Administração
Cadastrado em:
Grupo:
Administrador
Oi Rodrigo,

Então, no teu computador, podes fazer assim: Quando ligar, ou dar um reset (re-iniciar), fica apertando a tecla DEL para entrar no Bios / Setup.

Dentro do Bios / Setup existem diversas opções.

Procura uma que diga: Integrated peripherals (dispositivos integrados)

Dentro dessa opção, procura video. Procura por share memory size e tenta colocar no maior valor que puder.

Algumas máquinas só permitem valores baixos, tipo 1 MB de ram de vídeo ou 8 MB.

Outras, permitem bem mais. Um valor mínimo bom é 64 MB de memória ram de vídeo.

Depois, sai, salva (deve ser F10, dependendo do fabricante da placa mãe) e re-inicia o computador. E, observe se houve mudanças nos resultados.

Ok ?

Boa sorte!

Sds

Enviado em: 9/4/2015 19:18

Usuário
Cadastrado em:
De curitiba
Grupo:
Usuário
Precisei fazer o downgrade pro kernel 3.15.9 pra diminuir os travamentos . Não achei "Integrated peripherals". Achei "Advanced Chipset Settings" -> Pre Allocated Memory -> enabled .E então as opções : enabled , 32 MB , 64 MB , 128 MB e , only to Win 256 MB . Estava em 32 MB ( que é `default' ). ajustei para 64 MB e dei reboot ; desapareceram os ícones do menu e o marcador de volume ( e não consegui recuperá-los ) , mas não percebi outras mudanças . Voltei pro BIOS , ajustei pra 128 MB e dei reboot ; o tema mudou sozinho pra Green Laguna , o MATE MPlayer deixou de funcionar ( dá uma piscada mas nem aparece )e por isso instalei com Synaptic o Mint MATE Menu , o MPlayer . VLC ( só pra conferir ) e reinstalei o Volume Icon . O resultado : O ícone do volume não reapareceu ,o Mint MATE Menu é ótimo , MATE MPlayer continua não funcionando , a imagem no MPlayer está perfeita ( pena que não sei ajustar a legenda nele , mas no MATE MPlayer também não consigo ) , no VLC estaria mais que perfeita ( mas continua rasgando ),outras imagens continuam rasgando e , por mais que eu mude o tema , um pouco do Green Laguna permanece ( e o legal é que eu não tinha usado o tema antes ).Te pergunto : o que eu mudei no BIOS estava certo e é saudável ? Há algo mais para se tentar com o MATE ou estou fadado a usar o KDE ? E , abusando da paciência mais um pouco :) ; em sistemas baseados em Arch e Ubuntu tem uma fórmula pra corrigir "tearing" que funciona no meu PC , mas náo com PCLinuxOS (óbvio , é outro sistema ), mas seria possível adaptá-lo ? É o seguinte : !!!First install mesa utilitis if u dont have it!!
--------------Terminal------------------­-----------
sudo apt-get install mesa-utils
----------------------------------------­-------------

To see what mesa and opengl version u have
--------------Terminal------------------­---------
glxinfo | grep OpenGL
----------------------------------------­----------

Now to solve the video tearing

-------------Terminal----------------
sudo mkdir /etc/X11/xorg.conf.d/

echo -e 'Section "Device"\n Identifier "Intel Graphics"\n Driver "Intel"\n Option "AccelMethod" "sna"\n Option "TearFree" "true"\nEndSection' | sudo tee /etc/X11/xorg.conf.d/20-intel.conf

sudo reboot
Eu copiei de algum lugar já faz um tempinho , acho que foi da comunidade MATE Desktop mas não achei de volta pra citar a fonte correta .

Enviado em: 10/4/2015 15:22

Administração
Cadastrado em:
Grupo:
Administrador
Olha,

Retorna o valor que estava antes. Não deve ser a memoria de vídeo compartilhada.

Qual é o modelo dessa BIOS ?

Está estranho isso, deveriam aparecer os integrated peripherals. Geralmente é numa parte que diz Advanced configuration...

Estranho isso, mais estranho ter desaparecido o ícone do volume...

Bom, bom...

Dá mais uma mexida e nos dá um retorno. O PCLinuxOS não tem mesa-utils, no PCLinuxOS os utilitátios do mesa-utils foram extraídos: glxingo, glxgears e mesa-demos.

Ok ?

Dá mais uma mexida aí e nos retorna.

Sds,

Enviado em: 10/4/2015 16:49

Usuário
Cadastrado em:
De curitiba
Grupo:
Usuário
Quando as coisas passam a funcionar bem , sem que a gente tenha certeza da razão , é relativamente estranho . Mas é beeem legal . Depois do post anterior fiz uma nova instalação , achando que tinha descoberto o caminho das pedras ; era outro . Bem , pra não travar tenho de usar o 3.15.9 . O ícone de volume está perfeito ; as imagens no Firefox , no Chrome e no Pale Moon rasgam , mas no Slimjet estão perfeitas - CONTANTO que eu não desinstale o Firefox ! No MATE MPlayer agora elas rasgam , mas no SMPlayer elas estão perfeitas na saída X11 , enquanto que no VLC estão perfeitas na saída openGL - MAS não posso desinstalar nenhum dos três players ! No restante tudo funciona perfeitamente - média de 114 MiB de 3,3 GiB contra 350 MiB usando KDE . E descobri 3 coisas quanto a BIOS : é a v02.61 da American Megatrends,INC ; existe uma atualização que eu baixei , está em DOS porque a empresa não disponibiliza mais pra Linux ( por isso não a instalei ) ; a "Pre Allocated Memory "nos "Advanced Chipset Settings " é uma ferramentinha pra quem tem Intel poder dispor de mais RAM especificamente pra games e vídeos ( que quando não estão em uso são compartilhados por todo o sistema ) . Claro que eu preferia estar usando kernel e BIOS mais recentes , mas , se está tudo funcionando bem ... mesmo que eu não saiba direito de que jeito ... :D

Enviado em: 12/4/2015 2:59

Administração
Cadastrado em:
Grupo:
Administrador
Bom,

Não tente fazer o update da BIOS. Eu já vi histórias de terror, de gente que tentou e deu zebra na metade. Ficaram com um caro peso de papel...

Se está tudo bem, podemos encerrar o tópico ?

Sds,

Enviado em: 12/4/2015 11:22

Usuário
Cadastrado em:
De curitiba
Grupo:
Usuário
Claro ! E a medida que eu vou usando o sistema parece que tudo vai funcionando ainda melhor . Mas só me tire duas últimas dúvidas , por favor : 1 - sobre o fato de eu ter de manter instalados vários players e browsers para que pelo menos um deles funcione bem : significa que eles utilizam recursos em comum e , ao instalar cada um deles , vem um pouco com cada um ? 2 - ao descrever meu PC quando pesquisava sobre a versão do BIOS , os sites indicam o sistema x86_64 pra ele - inclusive o da American Megatrends,INC , mas sempre usei i686 por parecer mais lógico ; fora esses há quem diga que com 4 GiB de RAM deve se usar x86_64 ou é desperdício ; há sistemas que só estão lançando essa versão mas o PCLinuxOS "normal" , pra mim , sempre foi o i686 : já que nesse tópico -"tearing"- tratou-se também do uso da memória ( no caso específico , a compartilhada ) , o melhor é usar i686 ou x86_64 ?

Enviado em: 12/4/2015 19:38

Administração
Cadastrado em:
Grupo:
Administrador
Se vocë tiver 4GB de ram ou mais, experimente usar um kernel PAE em 32 bits.

64 bits é interessante, mas faltam diversos programas que só funcionam em 32 bits e 64 bits come bem mais memória.

Tem um velho ditado: Funcionou ? Não mexe, sai de perto.

Ok ?

Sds,

Enviado em: 12/4/2015 19:45

Usuário
Cadastrado em:
De curitiba
Grupo:
Usuário