Navegando neste Tópico:   1 usuários anônimos

Final   Tópico anterior   Próximo tópico  Novo tópico

Placa de vídeo SiS Mirage 3 no PCLinuxOS
Visitante
Não sei se este é o subfórum adequado para este tipo de tópico, mas qualquer coisa espero que os administradores movam o tópico para o local correto. Este não é um tópico de dúvida, apenas mostrarei às pessoas que tem uma placa de vídeo como a minha e querem instalar uma distribuição GNU/Linux que funcione em seus computadores..

Antes de continuar quero deixar claro que esta experiência se refere a MINHA placa de vídeo, pode ser que o comportamento seja diferente em outras placas de vídeo SiS de outras linhas; não sei, mas de qualquer forma já é uma referência. O modelo do meu notebook é Philco PHN 14003.

Resultado do compando lspci referente à placa de vídeo:

VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 771/671 PCIE VGA Display Adapter (rev 10)

VAMOS COMEÇAR

DISTRIBUIÇÕES

Desde sempre as únicas distribuições que ofereciam algum suporte a minha placa de vídeo eram aquelas derivadas do Mandriva, seja o próprio Mandriva como os seus derivados: PCLinuxOS e Mageia. ATENÇÃO: sempre que eu falar de distribuições ou GNU/Linux aqui, estarei me referindo ao Mandriva e seus derivados, a não ser que eu especifique que eu esteja falando de um sistema de uma família diferente.

O suporte era aceitável (leia-se: permitia que o GNU/Linux fosse um sistema operacional minimamente usável para uso cotidiano), mas nada de efeitos que exigem muito e jogos 3D muito pesados nem em sonho.

Tive suporte até o Mandriva 2010.2 e PCLinuxOS 2010, mas depois dele fiquei sem suporte por um tempo, porque quando eu abria um vídeo o sistema gráfico caia e o sistema ficava em modo texto. A situação só foi melhorar lá do Mageia 3 (se não me engano) em diante.

O problema das distribuições atuais é que há BUGs gráficos, que podem ser frequentes a depender do ambiente gráfico. Mas nada que vá fazer o sistema ser inusável! Mas recomendo usar o ambiente gráfico LXDE.

Problemas que verifiquei em outras distribuições (me refiro às mais recentes versões, OK?) no MEU notebook:

Manjaro e Fedora: o sistema nem dá boot.
Ubuntu e derivados: no modo live, o sistema roda que é uma beleza, melhor até que se comparado com os sistemas baseados no Mandriva!!!!! O problema é que quando instalei o suporte a placa de vídeo desapareceu, nem dava para instalar através do instalador de drivers!

RESOLUÇÃO DE TELA

Você conseguirá a resolução de tela ideal se usar as distribuições baseadas no Mandriva. Sem dor de cabeça aqui.

VÍDEOS

Pode acontecer que quando você abre um vídeo as cores estarem meio zoadas, mas se você fechar o vídeo e tentar de novo, o vídeo pode rodar direitinho. As vezes tenho que fechar e abrir o vídeo 3 ou 5 vezes, mas de vez em quando de primeira o vídeo roda legal.

Pra quem gosta de GNU/Linux, isso não é um problema. Ontem assisti, no conforto do meu sofá, um filme sem nenhum problema, só tive que fechar e abrir o arquivo uma única vez.

BUGS GRÁFICOS

Não existiam no Mandriva 2010.2 e PCLinuxOS 2010, apenas em versões posteriores.

Em ambientes gráficos como KDE ou MATE os ícones da área de notificação somem, às vezes alguns textos (geralmente nomes de arquivos e textos em aplicativos) ficam com um ████ em cima. Use LXDE e terá menos problemas desse tipo; atente-se que eu disse "menos", os problemas ainda persistem, mas pelo menos é menos broxante.

Alguns programas são inviáveis, como o LibreOffice. O texto bagunça todo graficamente, por isso que estou usando o Apache OpenOffice 3.4.1, que roda legalzinho.

SUPORTE A 3D

Não é inexistente, eu mesmo consegui abrir tranquilamente uma pistola feita no Blender. Ironicamente o Blender está funcionando melhor do que no Windows XP que mantenho instalado aqui e possui o melhor suporte a minha fraca placa de vídeo.

Por conta deste post fui testar um jogo de Playstation 1 e me surpreendi, até que é jogável no PCSX, só tive problemas com o audio, mas acho que é solucionável se eu mexer mais a fundo nas configurações.

2010 vs 2016

A diferença do suporte do PCLinuxOS 2010 (que é o mesmo do Mandriva 2010.x) não difere muito do PCLinuxOS 2016. O ponto positivo é que posso assistir qualquer vídeo em tela cheia atualmente enquando nas distros de 2010 vídeos em 480p não podiam ser vistos em tela cheia. O ponto negativo são os BUGs gráficos das novas distribuições.

Acredito que os BUGs gráficos se devam mais a adoção das novas versões do QT e GTK do que o suporte à placa de vídeo SiS ter degradado. Não sei.

E VOCÊS?

Pra quem tem um computador com essa placa de vídeo, como está a experiência?

Enviado em: 2/10/2016 15:49

Topo   Tópico anterior   Próximo tópico

Novo tópico

Você pode exibir os tópicos.
Você pode iniciar um novo tópico.