Navegando neste Tópico:   1 usuários anônimos

Final   Tópico anterior   Próximo tópico  Novo tópico

PCLOS - Olhando para o futuro
Usuário
Cadastrado em:
8/1/2012 14:26
Grupo:
Usuário
Nível : 11; EXP : 70
HP : 0 / 267
MP : 53 / 4148
Gostaria da opinião dos usuários brasileiros do PCLOS sobre os possíveis rumos que PCLOS tomará. É uma excelente distro, gosto muito dela, porém gostaria de saber o que pensam que será as opções de futuro para:

Gerenciadores de pacote:
Synaptic: está parado desde 07 Januar 2009
Apt-rpm: está parado desde 12.01.2008
Smart: está parado desde Oct 09 2011

Gerenciador de Inicialização:
SysVinit: está parado desde 17 Oct 2005
Logo já estaremos utilizando aplicativos parados a 10 anos e gostaria de saber a vantagem de se utilizar coisas tão antigas se utilizamos sempre versão de kernel e desktops modernos e atualizados como kde, gnome, mate, lxde, etc... Se contar o fantásticos de sempre ter aplicações para uso fináis na última versão do desenvolvedor...

Enviado em: 28/7/2014 10:58

Re: PCLOS - Olhando para o futuro
Administração
Cadastrado em:
14/3/2011 8:53
Grupo:
Administrador
Nível : 35; EXP : 39
HP : 171 / 859
MP : 595 / 15388
Olha, tem aquele ditado: Se não está quebrado, não conserte.
O sysinit tá muito bom para mim. systemd, caso o PCLOS entre nessa canoa furada, estou migrando para algum BSD no dia seguinte.

systemd é a RH dando uma de Microsoft e controlando tudo.

Eu sou um voto contra este sistema de inicialização, e, até o Grub legacy, enquanto pudermos levar, é melhor de configurar que o Grub 2.

Claro que já existe desenvolvimento do Grub 2 para o PCLOS, por causa do EFI.

Mas, estamos sempre aí, enquanto não mudar para systemd.

Sds

Enviado em: 28/7/2014 11:39

"Deveis ser a mudança que quereis ver no mundo" Ghandi

Usuário
Cadastrado em:
Grupo:
Usuário
Tem ideia sobre alternativas em termos de gerenciador de pacotes? Se por um lado o que está funcionando não quebra ao não ser mexido, por outro não melhora, como velocidade de funcionamento, menor consumo de memória, suporte a mais funcionalidades, etc...

Na verdade não gosto do Systemd e sou contra implantar ele. Penso que é mais um modismo devido a sua criação pela Fedora.

Aqui tem uma discussão interessante sobre Sistema de Inicialização:
https://wiki.debian.org/Debate/initsystem/

O que acha sobre a possibilidade de SysVinit ser substituído por um que siga a filosofia unix, e esteja recebendo suporte de atualização, tal como: upstart, openrc ou multiple?

Enviado em: 28/7/2014 12:17

Administração
Cadastrado em:
Grupo:
Administrador
Citando:

fraterlinux escreveu:
Tem ideia sobre alternativas em termos de gerenciador de pacotes? Se por um lado o que está funcionando não quebra ao não ser mexido, por outro não melhora, como velocidade de funcionamento, menor consumo de memória, suporte a mais funcionalidades, etc...

Na verdade não gosto do Systemd e sou contra implantar ele. Penso que é mais um modismo devido a sua criação pela Fedora.

Aqui tem uma discussão interessante sobre Sistema de Inicialização:
https://wiki.debian.org/Debate/initsystem/

O que acha sobre a possibilidade de SysVinit ser substituído por um que siga a filosofia unix, e esteja recebendo suporte de atualização, tal como: upstart, openrc ou multiple?

Me parece que o Smart baixa os pacotes quebrando-os, de diversos repositórios, para ser mais rápido (como se fosse um torrent de repositórios). Nunca usei, mas, quando tiver oportunidade, vou dar uma testada. O Smart está em nossos repos.

Quanto ao systemd, é a RH dando uma de Microsoft e forçando um padrão que só beneficia a RH. Já vi trocentos mil serviços legados que o systemd quebra. E, a resposta dos dev's é: wontfix (não será consertado).
Não é um modismo do Fedora, mas, um padrão forçado pela grana da RH. É, ser uma empresa multibilionária faz toda a diferença...

Quanto a sistemas de inicialização, existem diversos. Andei testando o OpenRC e gostei muito, ele é retrocompatível com o sysinit, não tendo que mudar quase nada, é implantar o OpenRC e partir pro abraço.

Existem diversos sistemas de inicialização: http://www.linux.org/threads/init-and-its-alternatives.4876/

E, saindo do forno, em fevereiro de 2014, apareceu mais um init, o Epoch, o qual pelo que eu li, achei interessante e versátil (a licença permite que ele rode em qualquer lugar, desktop, servidor, celular)
http://universe2.us/epoch.html

Sds

Enviado em: 28/7/2014 13:50

Usuário
Cadastrado em:
Grupo:
Usuário
Eu pesquisei e notei que o upstart algumas distros rpm utilizam/utilizavam: rosa, openmandriva, centos, opensuse, fedora. Então resolvi fazer um teste com o pacote upstart-0.6.3-1.src.rpm editei o spec e compilei no pclos.
Desinstalei o SysVinit e estou testando o Upstart 0.6.3. Estou rodando ele agora, na inicialização não se percebe diferença nítida. Mas a abertura e fechamento de programas está mais fluida e rápida no kde.
Das distros que citei a mais recente a oferecer Upstart foi CentOS na versão 0.6.5 em março de 2.014.

O que acha de um pacote brasileiro para Upstart 0.6.3 para quem quiser utilizar em substituição ao SysVinit?

Enviado em: 28/7/2014 16:06

Administração
Cadastrado em:
Grupo:
Administrador
Eu acho interessante pensar em alternativas para nosso amado PCLOS. Apenas, no momento, estou envolvido com outros assuntos que me tomam bastante tempo, e, não poderia fazer uma análise mais aprofundada do que realmente muda com o Upstart.
Conforme o tempo for permitindo, poderemos fazer experiências e observar como os diferentes sistemas de inicialização se comportam, e, quais as vantagens e desvantagens de se usar este ou aquele.

Ok ?

Sds

Enviado em: 29/7/2014 16:09

Usuário
Cadastrado em:
Grupo:
Usuário