Navegando neste Tópico:   1 usuários anônimos

Final   Tópico anterior   Próximo tópico  Novo tópico

Kde 64 FullMonty em tablet Acer
Usuário
Cadastrado em:
22/3/2011 17:32
De Ibaiti - pr
Grupo:
Usuário
Nível : 8; EXP : 57
HP : 0 / 189
MP : 30 / 3423
Estou escolhendo um sistema operacional linux para rodar em tablet ACER ICONIATAB W500.

Ele já tem o gentoo instalado em um cartão micro sd, mas sem o principal, o touchscreen (tá dificil resolver isso).

Já rodei o FullMonty nele a partir de um pendrive, e fiquei admirado com o resultado (meio lerdo, mas sem travar), com tudo funcionando aparentemente bem. Mas ter um pendrive constantemente espetado no tablet, para um desastrado como eu, seria sinônimo de portas usb danificadas e vários pendrivers quebrados.

Eu consegui instalar o FullMonty em um cartão micro sd, mas o processo de boot falha na hora de montar o root.

Eu até conheço um pouco do processo de boot, mas lidar com diferentes versões de kernel, com diferentes configurações de boot, no meu trabalho, em casa e no tablet, tudo dando trabalho ao mesmo tempo, acabou bagunçando o conteúdo desta enorme jaca que chamo de cabeça.

Eu até tentei configurar, mas as coisas que eu faço não têm dado muito certo ultimanmente.

Posteriormente penso em transferir o PcLos para o hd ssd interno.

Enviado em: 11/4/2014 3:31

Re: Kde 64 FullMonty em tablet Acer
Administração
Cadastrado em:
14/3/2011 8:53
Grupo:
Administrador
Nível : 35; EXP : 54
HP : 172 / 863
MP : 602 / 15678
Citando:

Milton Alexandre da Silva escreveu:
Estou escolhendo um sistema operacional linux para rodar em tablet ACER ICONIATAB W500.

Ele já tem o gentoo instalado em um cartão micro sd, mas sem o principal, o touchscreen (tá dificil resolver isso).

Já rodei o FullMonty nele a partir de um pendrive, e fiquei admirado com o resultado (meio lerdo, mas sem travar), com tudo funcionando aparentemente bem. Mas ter um pendrive constantemente espetado no tablet, para um desastrado como eu, seria sinônimo de portas usb danificadas e vários pendrivers quebrados.

Eu consegui instalar o FullMonty em um cartão micro sd, mas o processo de boot falha na hora de montar o root.

Eu até conheço um pouco do processo de boot, mas lidar com diferentes versões de kernel, com diferentes configurações de boot, no meu trabalho, em casa e no tablet, tudo dando trabalho ao mesmo tempo, acabou bagunçando o conteúdo desta enorme jaca que chamo de cabeça.

Eu até tentei configurar, mas as coisas que eu faço não têm dado muito certo ultimanmente.

Posteriormente penso em transferir o PcLos para o hd ssd interno.

Pois então, me dê detalhes dessa sua experiência...
Processador do tablet (se funcionou o PCLOS, deve ser um x86, um ATOM), quanto de memória, se tem HD (ssd) ou é em cartão de memória.
Quanto ao KDE, é pesadão mesmo. O outro DE que possui recursos para tablets é o E-17.
Aconselho que você use nossas versões nacionais, disponíveis aqui: http://sourceforge.net/projects/pclinuxosbr/files/?source=navbar

Ok ?

Nos mantenha informados de seus avanços, para podermos fazer um how-to, afinal, PCLOS em tablets é inédito, no mundo inteiro, nem os americanos fizeram ainda.
Seria ótimo mostrar ao mundo que aqui no Brasil estamos na vanguarda da TI.

Muito bom mesmo, parabéns!

Enviado em: 11/4/2014 10:36

"Deveis ser a mudança que quereis ver no mundo" Ghandi

Administração
Cadastrado em:
Grupo:
Administrador
Ahh, dei uma olhada nos specs do tablet, aqui: http://www.trustedreviews.com/acer-iconia-tab-w500_Tablet_specs

E, com esses specs, só com 2GB de ram, o KDE não é o mais indicado mesmo...

Mas, não consegui o armazenamento interno.

Ok ?

Sds

Enviado em: 11/4/2014 11:22

Usuário
Cadastrado em:
De Ibaiti - pr
Grupo:
Usuário
O tablet que comprei é usado e já não possuía o sistema operacional original, então, metade do trabalho já deve ter sido feito pelo dono anterior, então não tive muito trabalho.

Com relação a memória, na verdade ele só tem disponível 1,6 G, já que um bom tanto é compartilhado com a placa de vídeo.

A respeito da lentidão dele, acredito que seja porque instalei em um cartão micro SD, que é conectada a uma porta usb interna, percebi isso porque programas demoram para carregar, mas depois que são carregados, eles parecem rodar bem. A placa de vídeo parece ser boa, talvez dê até pra rodar jogos 3D ou uns efeitos gráficos.

Já não há mais tempo para baixar isos no trabalho, mas vou ver o que consigo fazer com o que tenho em casa.

Eu sou meio que iniciante, mas vou enfiar a cara nesse projeto.

Enviado em: 11/4/2014 18:10

Administração
Cadastrado em:
Grupo:
Administrador
Citando:

O tablet que comprei é usado e já não possuía o sistema operacional original, então, metade do trabalho já deve ter sido feito pelo dono anterior, então não tive muito trabalho.

Com relação a memória, na verdade ele só tem disponível 1,6 G, já que um bom tanto é compartilhado com a placa de vídeo.

A respeito da lentidão dele, acredito que seja porque instalei em um cartão micro SD, que é conectada a uma porta usb interna, percebi isso porque programas demoram para carregar, mas depois que são carregados, eles parecem rodar bem. A placa de vídeo parece ser boa, talvez dê até pra rodar jogos 3D ou uns efeitos gráficos.

Já não há mais tempo para baixar isos no trabalho, mas vou ver o que consigo fazer com o que tenho em casa.

Eu sou meio que iniciante, mas vou enfiar a cara nesse projeto.

Pois então, eu dei uma olhada, é um AMD C50 o processador (um melhorzinho que o ATOM, dual core), com vídeo ATI radeon.

Gostaria de saber sobre o armazenamento interno, é memória flash ou SSD ?

Também estou muito interessado nesse seu projeto, nos avise qualquer coisa. E, experimente nossas versões nele, algum deverá funcionar bem (com quase certeza o E-17)

Sds

Enviado em: 11/4/2014 19:02

Usuário
Cadastrado em:
De Ibaiti - pr
Grupo:
Usuário
Este final de semana eu consegui instalar o E17, rudo está funcionando relativamente bem.

Gostaria de saber de programas para instalar no tablet, e como substituir ou configurar o menu lançador de aplicativos, ele abre os submenus ao passar o mouse por cima, o que não dá certo com touchscreen.

Só terça-feira quando irei trabalhar, terei como atualizar e instalar novos programas.

Enviado em: 21/4/2014 3:00

Usuário
Cadastrado em:
De Ibaiti - pr
Grupo:
Usuário
pra quem estava duvidando...
Clique para ver a Imagem original em uma nova janela

Outra hora eu posto uma foto melhor.

Enviado em: 21/4/2014 3:24

Administração
Cadastrado em:
Grupo:
Administrador
Citando:

Este final de semana eu consegui instalar o E17, rudo está funcionando relativamente bem.

Gostaria de saber de programas para instalar no tablet, e como substituir ou configurar o menu lançador de aplicativos, ele abre os submenus ao passar o mouse por cima, o que não dá certo com touchscreen.

Só terça-feira quando irei trabalhar, terei como atualizar e instalar novos programas.

Oi Milton,

Muito legal que você conseguiu. Ótimo. Bom, agora vão algumas diquinhas. O E-17 é super maleável como ambiente de trabalho, e, ele já prevê o uso de dispositivos touch.
E, ele possui duas formas de lançamento de programas:
O Menu iniciar (comum e parecido com o paradigma wimp do ruindous) e o Everything Launcher.

Bom, para configurá-lo para tablet (dispositivo touch), faça o seguinte: vá em menu iniciar, definições, painel de definições, perfis, e marque ecrã tátil (tela touchscreen).
Depois, em definições, ir em entrada e selecionar Toque.
Ali definir as configurações do deslocamento e fricção do dedo.

Faça isso e depois nos diga se ficou melhor (acredito que ficará).

Ok ?

Sds e boa sorte aí.

Enviado em: 21/4/2014 18:35

Usuário
Cadastrado em:
De Ibaiti - pr
Grupo:
Usuário
O Everything Launcher é bom, e com a presença dele posso até tirar a barra de tarefas (não gostei, o deslocamento conforme o passar do mouse não dá certo com touchscreen).

O perfil touchscreen é péssimo, aqui ele se mostrou instavel, e depois de ativado só consegui desativar apagando os arquivos de configuração (acho até o que não deveria).

Depois disso resolvi posicionar os gadjets manualmente, mas está faltando um gadjet de teclado (o que aparece no perfil touchscreen não aparece no perfil normal) e um para rotacionar tela, ou um meio de gadjetizar comandos.

Queria aumentar a velocidade geral do PcLinuxOs, e estava pensando em tornar a pasta /var/tmp em tmpfs e assim evitar acessos desnecessários ao disco, mas não sei se o quanto de espaço seria nescessário nem se o firefox seria beneficiado.

Enviado em: 25/4/2014 17:52

Usuário
Cadastrado em:
De Ibaiti - pr
Grupo:
Usuário
A partir de agora vou tentar manter um diário de bordo a respeito dessa minha aventura. Se alguém tiver vontade postar quaiquer comentário, conselho ou dica, faça sem medo! Agradeço até as possiveis críticas.

Como o E17 estava meio instavel (provavelmente pelo processador C-50, que é meio estranho), resolvi instalar o IceWm que é um dos mais leves que eu me lembro de ter usado, a cara dele me traz lembranças ruins, mas ao menos tudo parece estar rodando bem.

Andei dando uma reconfigurada no firefox, nas configurações ocultas dele, parece ter resolvido o problema da baixa velocidade causada pelo cartão SD lerdo.

browser.cache.disk.enable;false
browser.cache.memory_limit;251200

Enviado em: 2/5/2014 16:49

Administração
Cadastrado em:
Grupo:
Administrador
Rapaiz... Olha, IceWM rodando em tablet... Bom, boa sorte, e, instale um lançador como o Wbar nele. Vai ajudar bastante.
E... Bom, eu gosto do IceWM, é super leve e trabalha bem. Só que é um Fusca, cabritão, consome pouco, mas não é lá muito confortável.

Ok ?

Sds

Enviado em: 2/5/2014 17:30

Usuário
Cadastrado em:
De Ibaiti - pr
Grupo:
Usuário
Depois de um tempo parado, resolvi continuar com o projeto do tablet.
Estou compilando um kernel mais apropriado para esse tablet, mas estou com dúvida na escolha do tipo de processador. Como já tinha dito, se trata de um AMD C50, que possui uma radeon hd 6250 junto.

Enviado em: 29/7/2014 11:58

Usuário
Cadastrado em:
De Ibaiti - pr
Grupo:
Usuário
Depois de diversas tentativas, consegui compilar o kernel, apesar que o processador ficou meio genérico.

Os drivers que deveriam estar carregando, carregam de forma estranha e a placa wireless/bluetooth continua não funcionando.

Agora consegui fazer funcionar as cameras frontais e traseiras, tanto para fotos quanto para vídeo, mas só o root consegue gravar vídeo, vou procurar uma forma de consertar isso.

Enviado em: 31/7/2014 3:11

Administração
Cadastrado em:
Grupo:
Administrador
Muito bom!

Aguardamos notícias suas e seus progressos.

Boa sorte!

Enviado em: 31/7/2014 9:30

Usuário
Cadastrado em:
De Ibaiti - pr
Grupo:
Usuário
o sistema continua a muitos meses funcionando sem dar nenhum tipo de defeito, e com as atualizações em dia.

O Gkrellm forneceu um modo de manter na tela um botão para rodar a tela, e mudar a iluminação.

Só falta acertar a rotação de tela, infelizmente o mouse não rotaciona junto.

Enviado em: 29/1/2015 10:01

Usuário
Cadastrado em:
De Ibaiti - pr
Grupo:
Usuário
É inacreditável basta escrever para as coisas sairem, finalmente encontrei a forma de rotacionar a tela e o mouse junto.

Basta colocar este código em um arquivo rotatescr, dentro da pasta /usr/local/bin e torna-lo executáve com chmod +x /usr/local/bin/rotatescr, tudo como superusuário, é claro.

#!/bin/bash device="eGalax Inc. eGalaxTouch EXC7200-7302" swapOption="Evdev Axes Swap" axisOption="Evdev Axis Inversion" orientation="normal" axisinvx=0 axisinvy=0 axisswap=0 if [ "e$1" = "enormal" ] then axisinvx=0 axisinvy=0 axisswap=0 orientation="normal" elif [ "e$1" = "eesquerda" ] then axisinvx=1 axisinvy=0 axisswap=1 orientation="left" elif [ "e$1" = "edireita" ] then axisinvx=0 axisinvy=1 axisswap=1 orientation="right" elif [ "e$1" = "ebaixo" ] then axisinvx=1 axisinvy=1 axisswap=0 orientation="inverted" else echo "Faltam argumentos para a linha de comando (a orientação da tela)" echo "A tela será normalizada" fi #ajuste dos eixos xinput --set-prop "$device" "$axisOption" "$axisinvx" "$axisinvy" xinput --set-prop "$device" "$swapOption" "$axisswap" #rotaçao da tela propriamente dita xrandr -o "$orientation"

Enviado em: 29/1/2015 18:33

Editado por AgentSmith em 29-01-2015 23:22:13

Administração
Cadastrado em:
Grupo:
Administrador
Muito bom Milton!

Agora, você poderia associar este script a um toque de botão.

O tablet tem botões físicos, não ?

Sds,

Enviado em: 29/1/2015 23:23

Usuário
Cadastrado em:
De Ibaiti - pr
Grupo:
Usuário