Navegando neste Tópico:   1 usuários anônimos

Final   Tópico anterior   Próximo tópico  Novo tópico

Travamentos frequentes
Usuário
Cadastrado em:
6/11/2012 22:28
Grupo:
Usuário
Nível : 11; EXP : 5
HP : 0 / 251
MP : 48 / 4912
Estou criando este tópico após passar muito tempo procurando por soluções tanto aqui no fórum quanto na internet.
Estou usando no momento o PCLOS KDE 64bit (internacional). Antes eu estava usando o PCLOS Br KDE, mas nos últimos meses tem acontecido travamentos frequentes, geralmente quando estou executando algum aplicativo multimídia (reprodutores de vídeo/áudio ou quando estou assistindo vídeos pela internet). O sistema simplesmente congela e eu sou obrigado a resetar meu PC.
Meu hardware é razoavelmente novo, fiz um upgrade nele ano passado, por isso não acho que seja o problema. Observei na internet que muitos problemas semelhantes são causados pelas placas de vídeo (eu uso uma NVIDIA). Meus drivers estão atualizados e, segundo o próprio site da fabricante, a versão instalada aqui é a apropriada para a minha placa.
Enfim, experimentei desabilitar os efeitos, até que, finalmente mudei da versão BR para a internacional. E adivinhem: o problema persiste.
Não sei mais o que fazer agradeço por qualquer ajuda.

Meu sistema: Intel Core I5 4690k 3.5Ghz; NVIDIA GTX 550TI; RAM 8Gb

$ lspci

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 4th Gen Core Processor DRAM Controller (rev 06)
00:01.0 PCI bridge: Intel Corporation Xeon E3-1200 v3/4th Gen Core Processor PCI Express x16 Controller (rev 06)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Xeon E3-1200 v3/4th Gen Core Processor Integrated Graphics Controller (rev 06)
00:03.0 Audio device: Intel Corporation Xeon E3-1200 v3/4th Gen Core Processor HD Audio Controller (rev 06)
00:14.0 USB controller: Intel Corporation 8 Series/C220 Series Chipset Family USB xHCI (rev 05)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation 8 Series/C220 Series Chipset Family MEI Controller #1 (rev 04)
00:16.3 Serial controller: Intel Corporation 8 Series/C220 Series Chipset Family KT Controller (rev 04)
00:1a.0 USB controller: Intel Corporation 8 Series/C220 Series Chipset Family USB EHCI #2 (rev 05)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 8 Series/C220 Series Chipset High Definition Audio Controller (rev 05)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 8 Series/C220 Series Chipset Family PCI Express Root Port #1 (rev d5)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev d5)
00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation 8 Series/C220 Series Chipset Family PCI Express Root Port #3 (rev d5)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation 8 Series/C220 Series Chipset Family USB EHCI #1 (rev 05)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation B85 Express LPC Controller (rev 05)
00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation 8 Series/C220 Series Chipset Family 4-port SATA Controller 1 [IDE mode] (rev 05)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 8 Series/C220 Series Chipset Family SMBus Controller (rev 05)
01:00.0 VGA compatible controller: NVIDIA Corporation GF116 [GeForce GTX 550 Ti] (rev a1)
01:00.1 Audio device: NVIDIA Corporation GF116 High Definition Audio Controller (rev a1)
03:00.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev 41)
05:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 06)

Um abraço.

Enviado em: 20/3/2015 23:12

Re: Travamentos frequentes
Usuário
Cadastrado em:
3/1/2015 21:14
De curitiba
Grupo:
Usuário
Nível : 8; EXP : 68
HP : 0 / 192
MP : 31 / 2542
Estou na mesma situação . Meu PC é muito mais modesto (a descrição dele está na minha apresentação) e quando começaram esses `travamentos' também experimentei trocar KDE por MATE , por ser mais leve ; ficou um pouco melhor (aí o problema passou a ser video tearing , mas isso é assunto do outro tópico). Posso estar enganado , mas acho que o problema iniciou quando o kernel passou rapidamente de 3.16 para 3.18 e já está no 3.19 ; as vezes dá a impressão que o antigo perdeu o suporte e o novo ainda não o tem . Como escrevi , é só minha impressão e eu posso estar enganado , mas nossos PCs são bem diferentes e o problema é semelhante .

Enviado em: 21/3/2015 0:44

Administração
Cadastrado em:
14/3/2011 8:53
Grupo:
Administrador
Nível : 37; EXP : 17
HP : 180 / 904
MP : 676 / 22045
Citando:

mahjunia escreveu:
Estou criando este tópico após passar muito tempo procurando por soluções tanto aqui no fórum quanto na internet.
Estou usando no momento o PCLOS KDE 64bit (internacional). Antes eu estava usando o PCLOS Br KDE, mas nos últimos meses tem acontecido travamentos frequentes, geralmente quando estou executando algum aplicativo multimídia (reprodutores de vídeo/áudio ou quando estou assistindo vídeos pela internet). O sistema simplesmente congela e eu sou obrigado a resetar meu PC.
Meu hardware é razoavelmente novo, fiz um upgrade nele ano passado, por isso não acho que seja o problema. Observei na internet que muitos problemas semelhantes são causados pelas placas de vídeo (eu uso uma NVIDIA). Meus drivers estão atualizados e, segundo o próprio site da fabricante, a versão instalada aqui é a apropriada para a minha placa.
Enfim, experimentei desabilitar os efeitos, até que, finalmente mudei da versão BR para a internacional. E adivinhem: o problema persiste.
Não sei mais o que fazer agradeço por qualquer ajuda.

Meu sistema: Intel Core I5 4690k 3.5Ghz; NVIDIA GTX 550TI; RAM 8Gb

$ lspci

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 4th Gen Core Processor DRAM Controller (rev 06)
00:01.0 PCI bridge: Intel Corporation Xeon E3-1200 v3/4th Gen Core Processor PCI Express x16 Controller (rev 06)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Xeon E3-1200 v3/4th Gen Core Processor Integrated Graphics Controller (rev 06)
00:03.0 Audio device: Intel Corporation Xeon E3-1200 v3/4th Gen Core Processor HD Audio Controller (rev 06)
00:14.0 USB controller: Intel Corporation 8 Series/C220 Series Chipset Family USB xHCI (rev 05)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation 8 Series/C220 Series Chipset Family MEI Controller #1 (rev 04)
00:16.3 Serial controller: Intel Corporation 8 Series/C220 Series Chipset Family KT Controller (rev 04)
00:1a.0 USB controller: Intel Corporation 8 Series/C220 Series Chipset Family USB EHCI #2 (rev 05)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 8 Series/C220 Series Chipset High Definition Audio Controller (rev 05)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 8 Series/C220 Series Chipset Family PCI Express Root Port #1 (rev d5)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev d5)
00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation 8 Series/C220 Series Chipset Family PCI Express Root Port #3 (rev d5)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation 8 Series/C220 Series Chipset Family USB EHCI #1 (rev 05)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation B85 Express LPC Controller (rev 05)
00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation 8 Series/C220 Series Chipset Family 4-port SATA Controller 1 [IDE mode] (rev 05)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 8 Series/C220 Series Chipset Family SMBus Controller (rev 05)
01:00.0 VGA compatible controller: NVIDIA Corporation GF116 [GeForce GTX 550 Ti] (rev a1)
01:00.1 Audio device: NVIDIA Corporation GF116 High Definition Audio Controller (rev a1)
03:00.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev 41)
05:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 06)

Um abraço.

Amigo Mahjunia,

Esse seu problema é triplamente complicado.

Explico.

1º - O KDE é uma bagunça. O KDE nunca foi santo. Não é segredo que ele não é o meu DE favorito, muito pelo contrário. Eu costumo a chamá-lo "O Belo Antônio", por razões muito óbvias.
O desenvolvimento do KDE era sólido e robusto na série 3.5
Agora, na versão 4 ele é uma bagunça. Tanto desenvolvedores do Slackware quanto o Texstar já se manifestaram quanto ao balaio de gatos que ele se tornou. Vide aqui um tópico onde o pessoal desabafa seus problemas com o KDE.

2º Kernel muito recente. Kernels da série 3.18 são muito recentes. Ainda não se sabe o que pode acontecer com o seu uso continuado. O melhor seria pegar kernels mais antigos (3.16 para baixo).

e, por último mas não menos importante, 3º, os malditos drivers da Nvidia, que são outra dor de cabeça. Junte os 3, e você tem um belo enredo.

Como o problema tem uma tripla razão, seria necessário ir eliminando as partes problemáticas e ir observando os resultados. Terá que ser na tentativa e no erro, e, sempre, anotar e observar o que acontece após cada mudança.

1º Instale outro DE (dos pacotes task, instale outro, tipo mate, lxde, cinnamon) e use seu computador. Verifique travamentos e congelamentos

2ª Faça downgrade do kernel para uma versão mais antiga. Observe os resultados.

3º Por último, se nada disso der certo, você terá que esperar os drivers da Nvidia ficarem maduros, ou, mudar para os drivers livres (Nouveau).

Sinto por não poder dar uma solução melhor, mas, as causas do problema são muito chatas mesmo, difíceis de determinar ao certo.

Ok ?

Espero ter ajudado um pouco e boa sorte aí com seu sistema.

Sds

PS.: Vide aqui o pessoal tendo problemas de travamento com kernels mais recentes

Enviado em: 21/3/2015 21:10

Editado por AgentSmith em 21-03-2015 21:47:24

"Deveis ser a mudança que quereis ver no mundo" Ghandi

Usuário
Cadastrado em:
8/1/2012 14:26
Grupo:
Usuário
Nível : 11; EXP : 78
HP : 0 / 269
MP : 54 / 5926
No quesito kernel sou conservador e prefiro utilizar por longos períodos kerneis estáveis e que não apresentam travamentos ou falhas...
Nesta velha máquina utilizo:
$ uname -a
Linux 3.12.20-pclos1 #1 SMP PREEMPT Sat May 17 03:06:54 CDT 2014 i686 i686 i386 GNU/Linux

Enviado em: 22/3/2015 7:25

Usuário
Cadastrado em:
Grupo:
Usuário
Citando:

AgentSmith escreveu:

Amigo Mahjunia,

Esse seu problema é triplamente complicado.

Explico.

1º - O KDE é uma bagunça. O KDE nunca foi santo. Não é segredo que ele não é o meu DE favorito, muito pelo contrário. Eu costumo a chamá-lo "O Belo Antônio", por razões muito óbvias.
O desenvolvimento do KDE era sólido e robusto na série 3.5
Agora, na versão 4 ele é uma bagunça. Tanto desenvolvedores do Slackware quanto o Texstar já se manifestaram quanto ao balaio de gatos que ele se tornou. Vide aqui um tópico onde o pessoal desabafa seus problemas com o KDE.

2º Kernel muito recente. Kernels da série 3.18 são muito recentes. Ainda não se sabe o que pode acontecer com o seu uso continuado. O melhor seria pegar kernels mais antigos (3.16 para baixo).

e, por último mas não menos importante, 3º, os malditos drivers da Nvidia, que são outra dor de cabeça. Junte os 3, e você tem um belo enredo.

Como o problema tem uma tripla razão, seria necessário ir eliminando as partes problemáticas e ir observando os resultados. Terá que ser na tentativa e no erro, e, sempre, anotar e observar o que acontece após cada mudança.

1º Instale outro DE (dos pacotes task, instale outro, tipo mate, lxde, cinnamon) e use seu computador. Verifique travamentos e congelamentos

2ª Faça downgrade do kernel para uma versão mais antiga. Observe os resultados.

3º Por último, se nada disso der certo, você terá que esperar os drivers da Nvidia ficarem maduros, ou, mudar para os drivers livres (Nouveau).

Sinto por não poder dar uma solução melhor, mas, as causas do problema são muito chatas mesmo, difíceis de determinar ao certo.

Ok ?

Espero ter ajudado um pouco e boa sorte aí com seu sistema.

Sds

Prezado amigo AgentSmith

Muito obrigado pela resposta. Quanto ao DE, não vou mudar no momento, pois minha família já está totalmente adaptada ao KDE, por isso vou deixar esta opção para o último caso.
O driver Noveau está fora de cogitação. Da última vez que tentei, ele simplesmente travou a coisa toda e nem reiniciando eu consegui fazer funcionar. Tive que reinstalar o sistema todo.
Quanto ao kernel, nesse eu nunca mexi. estou usando o que veio instalado por padrão. Vou fazer downgrade pra ver o que acontece.

Citando:

fraterlinux escreveu

No quesito kernel sou conservador e prefiro utilizar por longos períodos kerneis estáveis e que não apresentam travamentos ou falhas...
Nesta velha máquina utilizo:
$ uname -a
Linux 3.12.20-pclos1 #1 SMP PREEMPT Sat May 17 03:06:54 CDT 2014 i686 i686 i386 GNU/Linux

Não sei qual seria o melhor kernel para a minha máquina. O mais antigo que vi aqui no Synaptic é o 3.14.7. Vou tentar com esse mesmo por enquanto.
Desde já agradeço a ajuda de vocês. Vou testar a máquina por uns dias e volto pra dizer se resolveu.

Um abraço a todos.

Pequena atualização: após ler o fórum gringo sobre kernel e travamento, decidi tentar o 3.15.9, descrito por um usuário como "rock solid".

Um abraço.

Enviado em: 22/3/2015 10:16

Administração
Cadastrado em:
Grupo:
Administrador
A regra de ouro aqui é: Máquinas antigas, kernels antigos.

Existia, até pouco tempo, o kernel 3.12.xx, que é bem estável.
Com a chegada dos kernels 3.19, a série 3.12.xx foi removida.

Uma saída seria conseguir uma ISO mais antiga e experimentar.

Ok ?

Novamente, boa sorte com seu problema, que é um tanto complicado pelas variáveis envolvidas.

Sds,

Enviado em: 23/3/2015 0:51

Usuário
Cadastrado em:
Grupo:
Usuário
Bem, aqui vai meu primeiro feedback:
Tentei instalar um kernel mais antigo no PCLOS internacional 64bit e o troço desandou de vez. Simplesmente não consegui mais dar boot. Tive que reinstalar todo o sistema novamente. Optei por instalar novamente a nossa (já estou eu aqui me apropriando...) versão BR. Eu tinha um cd do release de 2013, ainda com o kernel 3.12. Após alguns quilos de atualização, atualizei o kernel para o 3.15.9 pae. Não quis usar um muito mais antigo pois minha máquina também não é das mais velhas e, pelo que andei lendo, o índice de reclamação relativo a esta versão é bem baixo. Vou observar por mais alguns dias para ver como se comporta. Em breve posto os próximos capítulos dessa novela.

Um abraço.

Enviado em: 23/3/2015 12:38

Administração
Cadastrado em:
Grupo:
Administrador
Ok,

Vamos tentar ir por partes. Infelizmente o desenvolvimento do KDE não é mais o que era antes.

Nesse mesmo tópico sobre o KDE 4, muita gente comentou que passou a usar o Trinity (o KDE 3.5 ressuscitado) por conta de funcionalidades abandonadas e estabilidade.

Estou considerando seriamente em criar uma versão nacional Trinity, caso o KDE 4 continue piorando em termos de qualidade.

Boa sorte aí,

Sds,

Enviado em: 23/3/2015 16:44

Usuário
Cadastrado em:
Grupo:
Usuário
Citando:

AgentSmith escreveu:

Nesse mesmo tópico sobre o KDE 4, muita gente comentou que passou a usar o Trinity (o KDE 3.5 ressuscitado) por conta de funcionalidades abandonadas e estabilidade.

Estou considerando seriamente em criar uma versão nacional Trinity, caso o KDE 4 continue piorando em termos de qualidade.

Boa sorte aí,

Sds,

Por que não uma versão nacional Cinnamon? Eu certamente experimentaria.
Acho o Cinnamon muito bonito e funcional. Recentemente tentei instalar o Mint com Cinnamon na minha máquina, mas não consegui dar boot. Parece que existe um problema comum entre todas as distros Buguntu-like e as GPUs da NVIDIA. O bicho trava antes mesmo de carregar o GRUB.

Por falar nisso, ha um tempo atrás, nesta mesma máquina, tentei instalar a versão nacional MATE, em nome dos velhos tempos (a primeira distro que usei por tempo suficiente para me interessar por Linux foi o LinuxMint com MATE DE). Porém o que aconteceu foi que, ao tentar mudar o tema da área de trabalho, simplesmente travou a coisa toda. Depois de muito me aborrecer, acabei voltando para o KDE. Alguma idéia do motivo?

Um abraço.

Enviado em: 27/3/2015 18:05

Usuário
Cadastrado em:
Grupo:
Usuário
Bem, após vários testes concluí que o problema era realmente o kernel. Usando o kernel 3.15.9 pae, não ocorreram mais travamentos, e ainda por cima resolveu uns probleminhas chatos, como efeitos que bagunçavam meu desktop e um "tearing" que acontecia quando eu assistia determinados vídeos (o tearing ainda acontece, mas é muito menos perceptível). Por isso considero este tópico como resolvido
Agradeço a todos os que se interessaram pelo meu problema e me ajudaram a resolvê-lo.

Um abraço a todos.

Enviado em: 4/4/2015 18:55

Administração
Cadastrado em:
Grupo:
Administrador
Que bom amigo Mahjunia!
Olha, tentar isolar um "culpado", às vezes é tarefa ingrata, já que com o aumento da complexidade dos sistemas, é muito fácil dar problemas, e, difícil achá-los.

Que bom que tudo está razoavelmente bem agora.

Abração,

E, conte sempre conosco.

Sds,

Enviado em: 6/4/2015 9:50

Topo   Tópico anterior   Próximo tópico

Novo tópico

Você pode exibir os tópicos.
Você pode iniciar um novo tópico.