Navegando neste Tópico:   1 usuários anônimos

Final   Tópico anterior   Próximo tópico  Novo tópico

KDE plasma 5
Usuário
Cadastrado em:
13/3/2011 22:12
De Montes Claros
Grupo:
Usuário
Nível : 10; EXP : 97
HP : 0 / 249
MP : 47 / 6075
Não consegui encontrar aqui no fórum, portanto, lá vai: alguém sabe se o KDE5 estará disponível no PClinuxOS? Várias outras distribuições já disponibilizaram, algumas de forma bem estável, como é o caso do Kubuntu e do Fedora. Acho até que se trata de uma atualização grande, onde seria necessário baixar muitos megas, mas é o futuro inevitável. Só resta saber quando. Grande abraço à todos.

Enviado em: 19/12/2015 20:28

Re: KDE plasma 5
Administração
Cadastrado em:
14/3/2011 8:53
Grupo:
Administrador
Nível : 37; EXP : 17
HP : 180 / 904
MP : 676 / 22045
Citando:

Ricardo Rabelo Mota escreveu:
Não consegui encontrar aqui no fórum, portanto, lá vai: alguém sabe se o KDE5 estará disponível no PClinuxOS? Várias outras distribuições já disponibilizaram, algumas de forma bem estável, como é o caso do Kubuntu e do Fedora. Acho até que se trata de uma atualização grande, onde seria necessário baixar muitos megas, mas é o futuro inevitável. Só resta saber quando. Grande abraço à todos.

É, o futuro pode ser inevitável, mas nós temos escolha, de qual futuro queremos. O problema do Plasma é que:

1) Instável pra caramba.

2) Depende do systemd.

Como trabalhar com o KDE está se tornando uma tortura, o PCLOS está apostando em outros DE's que, são tradicionais e respeitam os padrões Posix de todas as distros, sejam Linux ou BSD's.
Portanto, o PCLOS está apostando em: XFCE, Mate, Trinity (extra-oficialmente), Enlightenment, LXDE e LXqt.

O próprio TexStar já se manifestou quanto ao Plasma 5. Talvez, quando ele estiver maduro, possamos ter os hooks que simulam a presença do systemd e termos o KDE 5.

Até lá, todos os DE's tradicionais e que respeitam padrões Posix estão disponíveis, atualizados e usáveis no PCLOS.

Ok ?

Sds,

Enviado em: 19/12/2015 20:48

"Deveis ser a mudança que quereis ver no mundo" Ghandi

Usuário
Cadastrado em:
De Montes Claros
Grupo:
Usuário
Entendi. Mas o Gnome 3 ainda não é suportado pelo PCLinuxOS. Se não me engano, o Tex já abriu mão dele também. Se for assim com o KDE, ficaremos muito pra trás. Não morro de amores pelo Gnome, mas o KDE é a minha interface padrão há muito tempo. Entendo a posição do desenvolvedor, mas não deixo de ficar desapontado. Como já lhe disse, o KDE no Kubuntu, por exemplo, já está bastante estável. Também no Fedora, que já instalei aqui, além do KAOS, que vem com a versão mais nova do KDE. Tenho notado problemas com o KDE 5 quando utilizo a versão livre dos drivers de vídeo. Mas com a versão proprietária, tanto as placas da nvidia quando da ati funcionam muito bem. Mas como você mesmo disse, só nos resta esperar. Será que mudar para o systemd é tão problemático assim? Grande abraço.

Ricardo.

Enviado em: 19/12/2015 21:48

Usuário
Cadastrado em:
3/1/2015 21:14
De curitiba
Grupo:
Usuário
Nível : 8; EXP : 68
HP : 0 / 192
MP : 31 / 2542
Muitas vezes a palavra escrita não traduz o sentimento de quem a escreve , o que pode gerar conflitos . Desde já adianto que não tenho intenção de ofender .
Ricardo , systemd é tão problemático assim , sim . Sugiro que pesquise a respeito , já escreveram bastante sobre o assunto . Se você escreveu que tem usado PLASMA 5 com sucesso no Kubuntu , no Fedora e no KaOS , continue usando . Não é preciso que todas as distros sejam iguais , ao contrário . É ótimo que sejam diferentes . E , não , isso não é ficar pra trás . É questão de escolha .
Abraços

Enviado em: 20/12/2015 4:34

Usuário
Cadastrado em:
De Montes Claros
Grupo:
Usuário
Ok, Rodrigo. Obrigado.

Ricardo

Enviado em: 20/12/2015 13:12

Administração
Cadastrado em:
Grupo:
Administrador
Citando:

Será que mudar para o systemd é tão problemático assim?

Ricardo.

Mais do que você imagina Ricardo. Explico.

Basicamente, o systemd faria:

1) Mataria o PCLinuxOS. Sim, já aconteceu. A distro Fuduntu, do meu amigo Andrew Wyatt desapareceu por causa do systemd.
Como ? Simples: É tanta a mudança, que uma distro pequena não suporta e decide fechar as portas. Agora, distros com mais de 200 empacotadores, é tranquilo. Eles podem mudar o init system toda a semana e não dá nada. O PCLinuxOS tem 16 empacotadores, eu e mais 15. Não haveria mão-de-obra capaz de fazer uma mudança dessas e a distro ainda continuar andando.

2) Filosoficamente, o systemd é mais um golpe da Red Rat (Ratos vermelhos, sim, é o que eles são).
Não é uma ação isolada, mas, mais um prego no caixão do GNU/Linux, e, a ascensão do RH/Lennix.
Explico também: Hoje em dia, a Red Rat controla:
O Áudio (PA), o vídeo (Weyland), todo o Gnome, todas as bibliotecas GTK, todos os daemons mais importantes do sistema operacional (systemd, que engoliu todos os daemons críticos do sistema), e ainda mais: O JBoss (Java no lado servidor) e recentemente o OpenJDK, o Java livre no lado cliente.

Ora, poder demais para uma única entidade, que é for-profit, ou seja, uma entidade comercial com fins lucrativos ??? Não dá, muito poder concentrado.

Eu me lembro, em 1983, de uma companhia assim. Era uma pequena empresa, que fazia Basic para computadores pessoais.
O diretor daquela empresa era contra as patentes de software, vide: https://en.wikiquote.org/wiki/Bill_Gates#1990s

Passam-se 25 anos, e a história é outra: http://en.swpat.org/wiki/Bill_Gates_on_software_patents

E, a Red Rat está ativamente fazendo isso, fazendo mais e mais componentes do Linux dependerem no systemd, e, agora, até ambientes de desktop, como foram o Gnome e agora o KDE 5.
Mas, é uma escolha deles irem no caminho da perdição. E a nossa, não ir no mesmo caminho. O TDE será lançado publicamente essa semana, e, depois de usá-lo, não vejo razão de usar o KDE 4, pois o KDE 3 já era excelente, o 4, na minha opinião, foi reinventar a roda.

De toda maneira, não é só o PCLOS que não tem o systemd. Na verdade, muita gente não embarcou nessa canoa furada.

Vide:
http://distrowatch.com/search.php?pkg ... nge=NotInLatest#pkgsearch

Ok ?

Sds,

Enviado em: 21/12/2015 10:18

Usuário
Cadastrado em:
22/3/2011 17:32
De Ibaiti - pr
Grupo:
Usuário
Nível : 8; EXP : 62
HP : 0 / 190
MP : 31 / 4636
Que outros sistemas de inicialização existem?

Enviado em: 23/12/2015 9:22

Administração
Cadastrado em:
Grupo:
Administrador
Citando:

Milton Alexandre da Silva escreveu:
Que outros sistemas de inicialização existem?

Tem uma lista aqui:

https://en.wikipedia.org/wiki/Init

Mas, tem mais sistemas de inicialização do que esses listados. Tem alguns que não foram para essa lista, e, deveria ser feito uma busca mais profunda, se você quiser saber mais.

Mas, dois que eu gosto muito, são o Runit e o OpenRC, por serem drop-in replacements, ou seja, pode trocar pelo sysinit e vai funcionar de boa.

Sds,

Enviado em: 23/12/2015 9:33

Usuário
Cadastrado em:
De Montes Claros
Grupo:
Usuário
Bom, mas o systemd é open source, não? Ou melhor ainda, é software livre. Sendo assim, um fork é possível. Caso não for software livre, concordo que há muito poder nas mãos de uma só empresa. Mas se for, como imagino que seja, fica mais simples. Quanto à questão do KDE, realmente pode ser uma furada depender de um sistema assim. Mas tal qual o Windows, o KDE vem se destacando há muito tempo frente aos demais. Por isso fica complicado você manter o lado, vamos dizer, romântico da coisa. Ficar com gerenciadores de janelas tipo LXDE, XFCE, e etc. Veja o caso do Kubuntu. Apesar de trabalhar com uma base do Ubuntu, não faz mais parte do time principal há algum tempo. Não acredito que tenha tantos empacotadores assim. Mas como você mesmo disse, talvez quando o KDE estiver mais estável (estou utilizando ele nesse momento e está ótimo) talvez o Tex resolva trabalhar com ele, né? Grande abraço e um Feliz Natal para todos.

Ricardo.

Enviado em: 23/12/2015 22:25

Administração
Cadastrado em:
Grupo:
Administrador
Citando:

Bom, mas o systemd é open source, não? Ou melhor ainda, é software livre.

As coisas mudaram muito, de 2002 quando eu comecei para agora.
Mesmo o systemd sendo "open source", quem injeta dinheiro e recursos nele é a Red Rat.
Se a RR falisse amanhã, por diversas falhas de projeto (afinal, foi o Lenny que fez) nem sei se alguém iria pegar a bronca para tocar adiante.
O que a RR faz hoje é insidioso e traiçoeiro: Eles são como um culto, e, se alguém falar mal deles, é um sacrilégio e heresia, pois a propaganda deles trabalhou tão bem que eles se confundem com o termo open source. Assim, quem os ataca, parece, aos olhos dos outros, estar atacando o open source.

O Richard Stallman, coitado, foi isolado, afinal, ele é ruim para os negócios, e hoje, é como se fosse o Doutor Brown, de De volta para o Futuro: O cientista louco que ninguém leva a sério.

Ocorre que é tanta coisa que esse systemd envolve, que forka-lo é quase impossível. O recomendado é não deixá-lo entrar no seu sistema, ou, em última hipótese, usar o uselessD, que é um systemd falso, para não usar o dito cujo.

Mas, sei lá, se se gosta tanto assim do Qt, o LXqt pode ser uma opção.

Sds,

Enviado em: 24/12/2015 0:01

Usuário
Cadastrado em:
22/2/2012 22:07
De Espumoso/RS
Grupo:
Usuário
Nível : 11; EXP : 22
HP : 0 / 255
MP : 49 / 5521
Concordo com o AgentSmith.
Está muito instável ainda. Estou testando no openSUSE LEAP 42.1 e para mim ainda não está aceitável.

Enviado em: 17/2/2016 12:15

Administração
Cadastrado em:
9/11/2012 21:38
De São Caetano de Odivelas - Pará
Grupo:
Administrador
Nível : 16; EXP : 14
HP : 0 / 378
MP : 99 / 7391
É parece que o futuro realmente foi inevitável:

PCLOS KDE5

T+

Enviado em: 6/4/2016 14:13

Administração
Cadastrado em:
Grupo:
Administrador
Ainda não está "maduro".

O Texstar está testando.

Mas, já é um começo, poder rodar o KDE 5 sem mudar a pureza de nosso sistema operacional.

Sds,

Enviado em: 6/4/2016 18:24

Administração
Cadastrado em:
9/11/2012 21:38
De São Caetano de Odivelas - Pará
Grupo:
Administrador
Nível : 16; EXP : 14
HP : 0 / 378
MP : 99 / 7391
Olá Agente e demais companheiros,

É, pode ainda não está maduro mesmo, porém por conta do kf5 como um todo, uma versão nova do KDE, mas que tornou o ambiente ainda mais rápido e responsivo.

Sim, ainda há muito a ser melhorado no KDE5, mas garanto com pouco tempo ele estará magnifico como sempre.

Um adendo, no PCLOS foi onde ainda não encontrei nada de tão crú, esta muito estável a versão. Que claro como toda versão internacional do PCLOS ainda dá sim um certo trabalho manual aos "tupiniquins", mas nada que o poderoso Synaptic e terminal não consigam contornar

Ele do jeito que veio:

Clique para ver a Imagem original em uma nova janela

T+

Enviado em: 8/4/2016 1:07

Topo   Tópico anterior   Próximo tópico

Novo tópico

Você pode exibir os tópicos.
Você pode iniciar um novo tópico.